data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
Com a aprovação de um projeto de lei de remanejamento de verbas da União, o Congresso Nacional confirmou o repasse de mais R$ 3 milhões para a duplicação da Travessia Urbana de Santa Maria neste ano. Com isso, as obras ganham um pequeno fôlego e não haverá risco de paralisação dos serviços.
Além disso, há boas chances de o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) conseguir liberar mais verbas até dezembro - o pedido feito pela unidade de Santa Maria é de mais R$ 10 milhões para a que duplicação tenha um bom ritmo nesses últimos dois meses e possa sobrar algum recurso para que comecem 2021 em velocidade mais acelerada. A partir de janeiro, as construtoras podem seguir com os trabalhos também com os recursos previstos no Orçamento do ano que vem.
Após três meses de reação, arrecadação de ICMS volta a cair em Santa Maria
data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: divulgação/Gestão ambiental TUSM
A meta do Dnit é concluir a duplicação até julho de 2021. As obras estão com 87% dos serviços concluídos.
O Dnit diz que fará o possível para liberar o segundo viaduto do Trevo da Uglione até o final de dezembro, mas depende do clima e outros fatores, podendo ficar para o início de 2021. Depois, faltará concluir as trincheiras (pistas abaixo do nível do solo).